Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Riscos

A gestão de riscos no âmbito da Administração Pública tem por finalidade o alcance dos objetivos institucionais, por meio da identificação antecipada de possíveis eventos que poderiam afetar esses objetivos e do cumprimento dos prazos, além de evitar o consumo excessivo de recursos para a solução de problemas, possibilitando a melhoria contínua dos processos organizacionais.

Com a publicação da Portaria PGR/MPU n° 78/2017, que estabelece a Política de Gestão de Riscos no âmbito do MPU, o Ministério Público Militar iniciou os trabalhos para a mudança da cultura organizacional e a sistematização das análises e tratamento de riscos, por meio da realização de treinamentos e da elaboração e execução do projeto estratégico “Gestão de Riscos no MPM”.

O Projeto, iniciado em 2019, visa à definição da estratégia e das bases para a implantação da Gestão de Riscos no MPM, que potencializará a performance organizacional, a redução de custos e prazos, além da melhoria de accountability e da governança pública. Possui os seguintes escopos: definição da estrutura de governança; definição da unidade responsável e estrutura mínima; definição da estratégia e do cronograma de implantação; elaboração da política de gestão de riscos no MPM; elaboração do manual contendo a metodologia de gestão de riscos; elaboração de Plano de Capacitação; elaboração de Plano de Comunicação; implantação de Projeto-Piloto; definição do sistema a ser implantado; implantação de sistema. No exercício de 2021, o projeto chegou à fase de definição do sistema a ser implementado e deverá ser concluído em agosto de 2022.

Em novembro de 2021, foi criada a Seção de Governança Institucional, que ficará com a responsabilidade de coordenar a implementação da gestão de riscos na Instituição, após o término do projeto de Gestão de Riscos no MPM. Nesse momento, ocorrerá a entrega final da definição da metodologia a ser utilizada na Instituição. A referida seção terá a incumbência de gerenciar inclusive os riscos dos objetivos estratégicos.

Tendo em vista que uma metodologia de gestão de riscos ainda não foi estabelecida, não foram gerenciados os riscos e as oportunidades estratégicas em 2021.