Governança, estratégia e desempenho
Sumário
Programa Estratégico de Transformação Digital
Governança
Os esforços institucionais empreendidos para alcance dos resultados estratégicos esperados também passaram a ser orientados a partir da definição dos macroprocessos que compõem a Cadeia de Valor da ESMPU.
Ao observar as estruturas de liderança, estratégia e controle postas em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão com vistas à melhor prestação dos serviços públicos, tem-se, na ESMPU, a seguinte estrutura de governança, conforme base normativa em vigor:
Estrutura de governança da ESMPU
Estrutura de governança |
Base normativa |
Forma de atuação |
Conselho Administrativo (Conad)
|
Regimento Interno da ESMPU – Aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020. |
Colegiado |
Diretoria-Geral (Dirge) |
Regimento Interno da ESMPU – Aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020.
|
Em linha |
Coordenações de Ensino |
Regimento Interno da ESMPU – Aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020.
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Em linha |
Comissão Própria de Avaliação (CPA) |
Regulamento da CPA – Aprovado pela Resolução Conad nº 4, de 1º de julho de 2019.
|
Colegiado |
Comitê Consultivo de TI |
Portaria ESMPU nº 118, de 14 de outubro de 2015.
|
Colegiado |
As estruturas de governança citadas direcionam, monitoram e avaliam as atividades finalísticas no âmbito da ESMPU, excetuando-se o Comitê de TI, que tem caráter consultivo e foco na governança de tecnologia da informação.
Com isso, as estruturas de governança potencializam os valores gerados pelos macroprocessos da ESMPU, com destaque para os seguintes: Fortalecimento Institucional do MPU; Aperfeiçoamento e Aprimoramento do MPU; e Inovação no MPU – conforme informado pela Cadeia de Valor.
Planejamento estratégico
Os planejamentos de curto, médio e longo prazo da ESMPU devem se orientar pelo Mapa Estratégico, disposto no PDI 2020-2024, cujo texto destaca o papel do plano de “solidificar a ESMPU enquanto instituição acadêmica e científica, numa visão sistêmica e evolucionária”.
Esse mapa estratégico está organizado a partir da missão, da visão, dos valores institucionais e das perspectivas. Cada perspectiva – ensino, pesquisa, extensão e gestão – possui metas institucionais com respectivas iniciativas e indicadores vinculados. Ao todo são 39 metas institucionais, com 103 iniciativas e 56 indicadores estratégicos ativos.
A Portaria ESMPU nº 118/2020 trata do Modelo de Gestão com Foco em Resultados e apresenta o modelo simplificado de Painel de Contribuição, cujo objetivo é desdobrar parte das iniciativas estratégicas em iniciativas setoriais a serem perseguidas durante os biênios 2020-2021 e 2022-2023.
A ESMPU realiza o acompanhamento trimestral dos resultados alcançados tanto dos indicadores do PDI quanto das iniciativas constantes do Painel de Contribuição.
A Escola conta com um grande programa de transformação digital, que, em sua primeira fase, continha 16 projetos, e que em sua segunda fase contém 24 projetos, dos quais 6 foram incorporados da primeira etapa e outros 18 projetos instituídos após a revisão.
Adicionalmente, com o objetivo de possibilitar à alta administração um recorte estratégico, porém abrangente, do conjunto de iniciativas setoriais do Painel de Contribuição 2022-2023, foram escolhidas iniciativas setoriais, considerando os seguintes critérios:
I – abranger todas as perspectivas do Mapa Estratégico;
II – estar vinculado a projetos e programas estratégicos;
III – guardar relação com a transformação digital da ESMPU;
IV – conter ações de todas as Secretarias da ESMPU; e
V – guardar relação com a pesquisa de design etnográfico da ESMPU.
Após a aplicação dos critérios elencados, chegou-se a um recorte contendo 14 iniciativas setoriais e o Programa de Cibersegurança, que compreende 13 iniciativas setoriais de responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).
Painel de Contribuição
Com vistas a possibilitar o acompanhamento da estratégia da ESMPU, a Secin realiza o levantamento das ações e dos projetos que contribuem para o cumprimento do PDI 2020-2024. O objetivo desse levantamento, bem como do monitoramento, é estimular a reflexão acerca das atividades conduzidas pelos setores, de maneira que cada área consiga se enxergar na estratégia da Escola.
Os resultados do ciclo 2020-2021 foram muito bons, mas ainda é preciso avançar. Das 111 iniciativas priorizadas no Painel de Contribuição 2020-2021, 76 foram concluídas, o que representa 74% de execução. O trabalho teve como foco a identificação, a reflexão e a priorização das atividades de cada setor para o cumprimento dos objetivos do PDI, que contribuíram, inclusive, para o aumento do nível de maturidade digital da Escola.
Em 2022, elaborou-se novo Painel para os anos de 2022-2023, de modo a levar excelência operacional também para a execução digital, impactando positivamente a experiência dos usuários dos serviços da Escola, e que visa contribuir para o atingimento de 28 metas institucionais entre as 39 contidas no Mapa Estratégico da ESMPU.
Em 2023, prorrogou-se o referido painel até 31 de dezembro de 2024, com o objetivo de favorecer a conclusão dos projetos já iniciados, bem como de alinhar os prazos de acompanhamento entre o Painel de Contribuição e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), considerando a natureza complementar desses instrumentos. Na oportunidade foi aberto prazo para que as unidades administrativas propusessem novos projetos ou iniciativas para complementar o Painel de Contribuição e possibilitar a maior execução possível do PDI vigente.
O monitoramento, referente ao 4º trimestre de 2023, evidenciou os esforços das áreas da Escola em perseguir a estratégia organizacional. Das atuais 94 iniciativas setoriais do Painel de Contribuição 2022-2023, 44 estão concluídas, 25 estão em andamento, 20 estão em planejamento ou a iniciar e 5 foram canceladas.
Trimestralmente a Assein realiza o acompanhamento desses projetos com o objetivo de monitorar o andamento das atividades e entregas, bem como de identificar, proativa e tempestivamente, eventuais barreiras e/ou impedimentos que possam impactar o alcance dos objetivos e das metas definidas para o programa. Nesse sentido, um reporte é encaminhado à alta administração para ciência do desempenho e para deliberações, se for o caso.
Resultados obtidos em 2023
Esta seção informa o resultado do monitoramento do Mapa Estratégico da ESMPU no quarto ano do ciclo compreendido entre 2020 e 2024.
Importa destacar que o déficit de 166 vagas efetivas não providas, entre as aprovadas na Lei de Criação da ESMPU (Lei nº 13.032, de 24 de setembro de 2014), o que faz com que as áreas da Escola tenham quadros muito exíguos, aquém das necessidades para a execução plena de seus processos, impacta significativamente o atingimento das metas estabelecidas. O detalhamento dos números poderá ser consultado no Portal da Transparência da ESMPU.
Indicadores do PDI – Dos 47 indicadores priorizados, constantes do PDI, 13 superaram a meta prevista para 2023, 7 alcançaram a meta, 19 apresentaram resultado abaixo do programado para o ano e 8 tiveram a sua aferição prejudicada, conforme detalhamento no quadro a seguir.
Monitoramento do Mapa Estratégico da ESMPU
Meta Institucional do PDI |
Indicador estratégico do PDI |
Meta 2023 |
Alcançado 2023 |
Alcance da meta |
EN-1: Instituir Programa Permanente de Pós-Graduação Lato Sensu |
Quantidade de cursos de pós-graduação lato sensu ofertados anualmente |
8 |
2 |
Resultado abaixo |
Quantidade de novos cursos de pós-graduação lato sensu lançados anualmente |
X |
1 |
Superou a meta |
|
EN-2: Aumentar o número de membros(as) e servidores(as) do MPU capacitados(as)
|
Taxa de capacitações de ensino realizadas |
5% a mais que em 2022 |
9% a mais que em 2022 |
Superou a meta |
Taxa de membros(as) capacitados(as) |
5% a mais que em 2022 |
14% a menos que em 2022 |
Resultado abaixo
|
|
Taxa de servidores(as) capacitados(as) |
5% a mais que em 2022 |
6% a mais que em 2022 |
Superou a meta
|
|
Taxa de capacitados(as) por polo e na sede |
35% |
- |
Não priorizado |
|
Taxa de capacitados por ramo
|
35% |
MPF 42% |
Superou a meta |
|
MPT 41% |
||||
MPDFT 18% |
||||
MPM 41% |
||||
EN-3: Garantir que as atividades de ensino observem a perspectiva de um mundo intercultural, dinâmico e interconectado |
Quantidade de ações em cooperação que observem a perspectiva |
13 |
1 |
Resultado abaixo |
EN-4: Incrementar a formação continuada dos(as) docentes |
Quantidade de docentes que participaram de ações de formação promovidas pela ESMPU |
140 |
70 |
Resultado abaixo
|
EN-5: Ampliar o uso de metodologias participativas nas atividades de ensino |
Taxa de projetos pedagógicos que utilizam metodologias participativas |
25% |
17% |
Resultado abaixo |
EN-6: Promover a equidade de gênero e raça na composição do corpo acadêmico |
Taxa de execução das atividades planejadas |
100% |
- |
Não priorizado |
EN-7: Aumentar o número de docentes visitantes multidisciplinares e com atuação social relevante e conectada |
Quantidade de docentes visitantes multidisciplinares nas atividades acadêmicas |
2 |
1 |
Resultado abaixo |
EN-8: Estimular a realização de atividades de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil nos Cursos de Ingresso e Vitaliciamento (CIVs), buscando alinhamento com o PDI da ESMPU |
Taxa da carga horária por CIV destinada à interlocução interinstitucional e com a sociedade civil |
10% |
CIV-MPT 9% |
Superou a meta |
CIV-MPF 19% |
||||
CIV-MPDFT 5% |
||||
EN-9: Propor módulos curriculares comuns aos quatro ramos nos Cursos de Ingresso e Vitaliciamento (CIVs) |
Taxa de execução das atividades planejadas
|
100% |
- |
Não priorizado |
EN-10: Garantir que o planejamento acadêmico contemple as necessidades de capacitação, as características regionais, e que respeite a diversidade cultural |
Taxa de atividades realizadas que consideraram as necessidades de capacitação regionais |
40% |
9% |
Resultado abaixo
|
Coeficiente de atividades que considerem as características regional e de diversidade cultural no planejamento pedagógico |
1 |
15 |
Superou a meta |
|
EN-11: Incrementar a quantidade de atividades voltadas ao desenvolvimento de competências comportamentais e atitudinais |
Quantidade de atividades realizadas voltadas a desenvolver competências comportamentais e atitudinais |
25 |
31 |
Superou a meta |
EN-12: Desenvolver programa de atividades acadêmicas voltadas a preparar para a atuação em cenário internacional |
Quantidade de atividades acadêmicas realizadas para a preparação da atuação em cenário internacional |
18 |
11 |
Resultado abaixo |
EN-13: Articular com os ramos do MPU e escolas de governo atividades acadêmicas sobre a temática Gestão Pública |
Quantidade de atividades acadêmicas de ensino envolvendo a temática Gestão Pública |
30 |
32 |
Superou a meta
|
PE-1: Fomentar pesquisas de campo com o uso de metodologias participativas e transdisciplinares, incorporando, quando necessário, os conhecimentos das comunidades tradicionais |
Taxa de pesquisas com o uso de metodologias participativas e transdisciplinares |
30% |
0 |
Aferição prejudicada
|
Taxa de participação das comunidades tradicionais nas pesquisas que as afetem |
100% |
0 |
Aferição prejudicada
|
|
PE-2: Garantir que os projetos de pesquisas objetivem alcançar impacto social e institucional |
Taxa de projetos de pesquisas cujos resultados sejam avaliados com conceito “bom” ou superior no quesito “impacto social” |
95% |
0 |
Aferição prejudicada
|
Taxa de projetos de pesquisas cujos resultados sejam avaliados com conceito “bom” ou superior no quesito “impacto institucional” |
95% |
0 |
Aferição prejudicada
|
|
PE-4: Instituir uma política editorial que qualifique a ESMPU como produtora de conhecimento técnico-científico |
Taxa de execução do projeto |
X |
100% |
Alcançou a meta |
PE-5: Aprimorar o Periódico da ESMPU, buscando alcançar a classificação Qualis/Capes B1 ou superior |
Taxa de execução do projeto |
55% |
100% |
Superou a meta |
PE-6: Constituir o mestrado profissional próprio |
Taxa de execução do projeto |
100% |
100% |
Alcançou a meta |
PE-7: Fomentar a constituição de redes internacionais de pesquisa, vinculadas aos grupos de pesquisa |
Quantidade de novas pesquisas desenvolvidas a partir de acordos de cooperação com entidades internacionais |
2 |
0 |
Resultado abaixo |
PE-8: Apoiar a apresentação dos trabalhos de pesquisa em eventos nacionais e internacionais de excelência |
Quantidade de apresentações de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais |
4 |
0
|
Aferição prejudicada |
PE-9: Viabilizar o intercâmbio entre pesquisadores(as) da ESMPU e dos sistemas de justiça nacional e internacional |
Quantidade de intercâmbios |
2 |
5 |
Superou a meta |
EX-1: Realizar projetos de extensão dedicados a temas globais |
Quantidade de atividades de extensão voltadas a temas globais |
20 |
32 |
Superou a meta |
EX-2: Estabelecer programas de extensão dedicados a temas relevantes articulados com os projetos de pesquisa |
Quantidade de atividades de extensão articuladas com os projetos de pesquisa |
8 |
1 |
Resultado abaixo |
EX-3: Estabelecer ações de extensão articuladas com as áreas de coordenação temática dos ramos para a promoção de direitos fundamentais |
Quantidade de atividades de extensão articuladas com as áreas temáticas dos ramos |
10 |
14 |
Superou a meta |
EX-4: Garantir que o planejamento das atividades de extensão, em âmbito local e regional, valorize as especificidades culturais |
Coeficiente de atividades que considerem especificidades culturais no planejamento pedagógico |
1 |
3 |
Superou a meta |
Taxa de atividades realizadas que consideraram as especificidades culturais |
40% |
10% |
Resultado abaixo |
|
EX-5: Garantir a participação das comunidades locais e regionais no planejamento e desenvolvimento de atividades de extensão |
Número total de atividades desenvolvidas com participação das comunidades locais e regionais |
6 |
- |
Não priorizado |
EX-6: Buscar a participação de organismos e instituições internacionais em atividades de extensão |
Quantidade de atividades de extensão com participação de docente de instituição internacional |
5 |
3 |
Resultado abaixo
|
EX-7: Desenvolver com a comunidade atividades de extensão na temática de Direitos Humanos |
Quantidade de atividades de extensão com a temática Direitos Humanos |
6 |
14 |
Superou a meta |
EX-8: Promover a publicação de anais de atividades de extensão |
Quantidade de publicações de atividades de extensão realizadas |
2 |
2 |
Alcançou a meta |
GE1: Redesenhar o processo de planejamento acadêmico com vistas a elevar a participação social |
Taxa de execução do projeto de redesenho do planejamento acadêmico |
X |
100% |
Alcançou a meta |
Quantidade de ampliação da diversidade de segmentos sociais estratégicos participando do planejamento |
1 |
- |
Não priorizado |
|
Taxa de aumento da participação social no planejamento acadêmico, por segmento |
10% a mais que em 2021 |
1,07% |
Resultado abaixo
|
|
GE-2: Garantir a execução do PDI com a distribuição proporcional do orçamento para execução de ensino, pesquisa e extensão |
Taxa de eficácia na execução orçamentária para cada área
|
P - 85% |
90% execução |
Resultado abaixo |
EN - 93% |
||||
EX - 93%
|
||||
Taxa do planejamento orçamentário para ensino, pesquisa e extensão
|
P - 20% |
12% |
Resultado abaixo |
|
EN - 50% |
85% |
Superou a meta |
||
EX - 15% |
3% |
Resultado abaixo |
||
GE-3: Aprimorar mecanismos de acompanhamento e avaliação de ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização da ESMPU |
Taxa de execução do projeto de melhoria de mecanismos de acompanhamento e avaliação de ensino e extensão |
X |
100% |
Alcançou a meta |
Taxa de execução do projeto de acompanhamento e avaliação de pesquisa |
X |
0% |
Aferição prejudicada |
|
Taxa de execução do projeto de implementação de mecanismos de acompanhamento e avaliação da comunicação científica |
X |
0% |
Aferição prejudicada |
|
GE-4: Estabelecer uma política de inovação em processos, serviços e produtos |
Indicativo de inovações |
8 |
5 |
Resultado abaixo |
GE-5: Viabilizar a evolução das soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação |
Taxa de execução das soluções de TI alinhadas ao PDI |
100% |
96% |
Resultado abaixo |
GE-6: Sistematizar a Gestão do Conhecimento na ESMPU |
Taxa de execução do Projeto de Sistematização da Gestão do Conhecimento |
80% |
0% |
Aferição prejudicada |
GE-7: Garantir a acessibilidade das ações da ESMPU |
Taxa de execução do programa de acessibilidade |
X |
100% |
Alcançou a meta |
GE-8: Aprimorar continuamente os processos de comunicação |
Taxa de autoavaliação institucional – Satisfação com os processos de comunicação |
90% de satisfação |
80,5% |
Resultado abaixo
|
GE-9: Garantir o atendimento eficiente ao público |
Taxa de execução do programa de melhoria de atendimento ao público |
X |
100% |
Alcançou a meta |
Taxa de autoavaliação institucional – Eixo 3 – Corpo Social |
85% de satisfação |
- |
Aferição prevista para ser realizada em janeiro de 2024 (ano seguinte) |
Programa Estratégico de Transformação Digital
Como mencionado, o Programa Estratégico de Transformação Digital, iniciado no fim de 2020, foi concebido com o objetivo de remodelar a forma como a ESMPU entrega valor aos seus públicos, por meio da transformação e do fomento à cultura digital. Trata-se de potencializar ao máximo as oportunidades trazidas pela tecnologia, combinando-a com a perspectiva de aumentar a qualidade da experiência do usuário, de modo que a organização esteja cada vez mais focada em corresponder a sua missão institucional na contemporaneidade.
Na primeira etapa, finalizada em abril de 2022, o Programa tinha 16 projetos, dos quais 12 foram concluídos, conforme quadro abaixo. Essa etapa foi encerrada com 70% de execução e 75% dos projetos concluídos.
Projetos concluídos da 1ª etapa do Programa Estratégico de Transformação Digital
PE0002 – Aprimoramento da experiência do usuário |
|
PE0003 – Governança de Dados |
|
PE0006 – Adequação da ESMPU à LGPD |
|
PS-SECIN-20.01 – Biblioteca Digital |
|
PS-SA-20.01 – Capacitação de líderes para gestão da mudança |
|
PGE03 – Programa de Modernização Tecnológica |
PS-STI-20.01 – Solução de e-mail e licenças de produtos Microsoft |
PS-STI-20.16 – Atualização do SEI |
|
PS-STI-20.28 – Atualização do Banco de Dados Oracle e Apex |
|
PS-STI-20.29 – Atualização do Active Directory (AD) |
|
PS-STI-20.60 – Aquisição de webcam HD e headset |
|
PS-STI-21.01 – Aquisição de notebooks |
|
PS-STI-21.16 – Substituição parcial do parque computacional da ESMPU |
A segunda etapa, iniciada em abril de 2022 e com previsão de término em dezembro de 2023, incorporou 6 projetos desdobrados da primeira etapa e outros 18 projetos foram adicionados.
Desses, 13 integram o Programa de Cibersegurança, que visa aumentar a proteção dos ativos de informação (sistemas de informação, serviços de rede, hardware, servidores etc.) contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos. Dois desses projetos, no entanto, foram cancelados.
Até o fim de dezembro de 2023, 14 projetos do Programa Estratégico de Transformação Digital já foram concluídos, 3 foram cancelados e os demais estão em execução, conforme o quadro a seguir.
Monitoramento da 2ª etapa do Programa Estratégico de Transformação Digital
Programa/Projeto |
Objetivo |
Execução |
||
PE-SECIN-2022-04 - PE0004 – Acadêmico Digital – Grupo 2 |
Evoluir a plataforma do ESMPU Digital, na perspectiva de automatizar processos acadêmicos e integrar sistemas, com vistas à melhoria dos serviços acadêmico-administrativos prestados à comunidade escolar. |
62% |
||
PS-SECIN-2022-46 – Acadêmico Digital – Grupos 4, 5 e 11 |
0% |
|||
PS-SECIN-2022-44 – Acadêmico Digital – Grupos 4, 5 e 12 |
0% |
|||
PS-SECIN-2022-47 – Acadêmico Digital – Grupos 4, 5 e 13 |
0% |
|||
PE-SECIN-2021-09 - PE0009 – Tratamento e digitalização da Massa Documental Acumulada (MDA) |
Tratar a Massa Documental Acumulada (MDA) atinente ao acervo acadêmico, sua digitalização e captura para um repositório arquivístico digital confiável, de maneira a converter a informação analógica em digital com garantia de integridade e autenticidade, e de modo a propiciar agilidade de recuperação e processabilidade àquele acervo. |
100% |
||
PE-SECIN-2022-11 - PE0011 – Ensino Híbrido |
Automatizar as salas de aula e criar, nas salas remotas, experiências únicas e completamente integradas ao presencial; trata-se de unir a facilidade e o alcance do ensino online aos benefícios da interação presencial. |
100% |
||
PE-SECIN-2023-01 – Etapa acadêmica de implementação do Ensino Híbrido |
Adequar acadêmica e pedagogicamente a ESMPU ao ensino híbrido. |
3% |
||
PS-SECIN-2023-01 – Implementação do Design Instrucional (DI) na ESMPU |
Implementar um processo formal de design instrucional para as atividades acadêmicas da ESMPU, por meio da reorganização do trabalho e da gestão de projetos na área acadêmica. |
64% |
||
PE-SECIN-2022-15 - PE0015 – Projeto Revista Científica |
Engajar o processo de pesquisa científica aplicada nos diálogos institucionais a fim de apoiar e qualificar a metodologia da pesquisa, dando transparência às etapas do seu desenvolvimento, além de alinhar a comunicação científica da ESMPU às melhores práticas editoriais recomendadas por MEC, Capes, CNPq, entre outros. A Revista da ESMPU será uma publicação periódica, eletrônica, destinada a promover o progresso da ciência, o desenvolvimento e a inovação nos temas afetos ao MP brasileiro. |
100% |
||
PS-STI-2022-05 – Projeto BI Acadêmico |
Continuidade do projeto PE0003 – Governança de Dados, este projeto visa disponibilizar uma solução de Business Intelligence (BI) para a área acadêmica da ESMPU. Essa solução visa atender à demanda de dados de qualidade, mantidos de forma centralizada e disponíveis para análises pelas áreas correlatas. |
100% |
||
PE-STI-2022-10 – Implantação Dashboard Cosmos MPU |
Implantar o sistema Cosmos para uso obrigatório e compartilhado por todos os ramos do MPU e ESMPU, conforme diretrizes estabelecidas pela Portaria SG/MPU nº 3, de 13 de janeiro de 2022. |
99% |
||
PGE04 – Programa Cibersegurança |
PS-STI-2020-37 – Norma de segurança de senhas |
Normatizar e implementar os processos de troca periódica de senhas, conforme nível mínimo de complexidade e autenticação multifator para alguns cenários. |
100% |
|
PS-STI-2020.39 – Plano de Recuperação de Desastres de Sistemas |
Definir um plano voltado para a recuperação rápida e coordenada em caso de desastres que comprometam a disponibilidade dos sistemas da Escola. |
Cancelado |
||
PS-STI-2020.40 – Política de Backup e Retenção de Dados |
Normatizar as estratégias e os parâmetros para backup e retenção de dados institucionais, como periodicidade, tempo de retenção e criticidade. |
100% |
||
PS-STI-2022.01 – Estudo de atualização do datacenter |
Realizar avaliação do datacenter para definir estratégias de curto, médio e longo prazo para compra e atualização de equipamentos, e possíveis mudanças de arquitetura. |
100% |
||
PS-STI-2023-04 – Implementação das novas licenças VMware |
Implementar as novas licenças VMware. |
100% |
||
PS-STI-2022-07 – Serviços especializados em datacenter |
Contratar empresa especializada em serviços de datacenter. |
Cancelado |
||
PS-STI-2022.09 – Migração do sistema de arquivos da rede local |
Migração dos arquivos das pastas de rede (fileserver) para uma nova estrutura atualizada. |
100% |
||
PS-STI-2022.13 – Infraestrutura como serviço em nuvem (IaaS) |
Realizar estudo para utilização e/ou migração dos serviços de infraestrutura de rede para a nuvem. |
Cancelado |
||
PS-STI-2022.15 – Adequação da saída de internet disponibilizada pelo Serpro (Infovia) |
Adequar o atual contrato de provimento da Infovia (Serpro) para contratar as soluções de segurança e aumentar o link de internet. |
100% |
||
PS-STI-2022.16 – Migração dos serviços digitais do proxy reverso ADC01 para o F5 BIG IP |
Migrar os serviços digitais que ainda utilizavam a solução antiga (ADC01) para a nova solução de segurança F5 BIG IP. |
100% |
||
PS-STI-2022-18 – Licenças adicionais de segurança Microsoft |
Adquirir serviços relacionados ao gerenciamento de acesso e identidade, ao gerenciamento de pontos de extremidade, à proteção dos dados e à segurança orientada por identidade. Contratar serviços de autenticação multifator, troca de senhas diretamente no portal Azure na nuvem com sincronização no AD local e integração do Windows com o MFA, entre outros. |
100% |
||
PS-STI-2022-17 – Solução de antivírus |
Aumentar a segurança/proteção dos ativos de informação, evitar problemas causados por ameaças virtuais, mitigar os riscos de vazamento dos dados, proteger o ambiente contra vulnerabilidades, bem como aplicar segurança unificada, conectada e integrada na nuvem. |
100% |
||
PS-STI-2022-22 – Ingresso da ESMPU à RNP e Redecomep GigaCandanga |
Promover o ingresso da ESMPU à RNP, que é a rede brasileira para educação, pesquisa, inovação e cultura, e à Redecomep Gigacandanga, que são redes comunitárias metropolitanas de educação e pesquisa. |
100% |
||
Execução total do Programa de Transformação Digital |
78% |