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Visão Organizacional e ambiente externo

Identificação do MPDFT

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é o ramo do Ministério Público da União (MPU) responsável por fiscalizar as leis e defender os interesses da sociedade do Distrito Federal e dos Territórios.

Tem por atribuição a proteção dos direitos do cidadão e da comunidade, a promoção da justiça e redução de conflitos, a integração com a sociedade e a transformação social.

É instituição permanente, essencial à Justiça e responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis de acordo com o art.127 da Constituição Federal, garantindo, mediante a adoção das medidas cabíveis, o respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados pela Constituição (art. 2º da Lei Complementar nº 75/93).

Os principais produtos/serviços ofertados pelo MPDFT para a sociedade do Distrito Federal são a busca da cidadania fortalecida, os direitos individuais indisponíveis protegidos, a criminalidade combatida, o patrimônio público protegido, o meio ambiente preservado, a impunidade e corrupção combatidas, as crianças e adolescentes protegidos e as políticas públicas fiscalizadas e asseguradas.

Orientado para uma cultura de resultados, por meio de uma efetividade operacional e bem-estar organizacional, o MPDFT preza pela cooperação e integração, sustentabilidade, acessibilidade, unidade, resolutividade e proatividade, transparência e credibilidade, inovação e pessoas; e prioriza na execução de sua missão institucional as diretrizes do Planejamento Estratégico Institucional.

 

Visão Geral do MPDFT

Ofícios

436

Circunscrições Judiciárias

16

Membros

374

Servidores

2.101

Procuradores de Justiça

46

Promotores de Justiça

272

Núcleos

11

Regiões Administrativas

35

Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022. 

 

MPDFT em Números  

Tipo de Movimento Praticado

Feitos Físicos

Feitos Eletrônicos

Total

Ações Ajuizadas

204

22.653

22.857

Cíveis

122

630

752

Criminais

82

22.023

22.105

Atendimentos ao Público

32.770

4.992

37.762

Audiências/Sessões

1.364

48.354

49.718

Plenários do Júri Realizados

0

554

554

TAC/ Acordos Firmados

407

4.760

5.167

Manifestações/Despachos

52.048

643.428

695.476

Manifestações

47.290

610.734

658.024

Despachos

4.758

32.694

37.452

Alegações Finais / Contestações / Réplicas

12

23.498

23.510

Recursos

31

22.322

22.353

Propostas de penas / Medidas / Remissão

3

7.943

7.946

Baixas / Ciências

13.924

556.033

569.957

Baixas

8

85.030

85.038

Ciências

13.916

471.003

484.919

 Fonte: Assessoria de Estatística e Consolidação de Informações da Corregedoria-Geral do MPDFT, 2022.

 

Feitos externos

Tipo de Feito Externo Novo - 2022

Físicos

Eletrônicos

Total

Inquérito Policial

0

30.780

30.780

Termo Circunstanciado

0

44.787

44.787

Habilitação de Casamento

1.263

0

1.263

Retificação Extrajudicial de Registro Civil

0

885

885

Feito Judicial

3.362

121.659

125.021

Total

4.625

198.111

202.736

 Fonte: Assessoria de Estatística e Consolidação de Informações da Corregedoria-Geral do MPDFT, 2022. 

 

Feitos internos

Tipo de Feito Interno Novo - 2022

Físicos

Eletrônicos

Total

Inquérito Civil Público

67

34

101

Procedimento de Investigação Criminal

157

22

179

Procedimento Preparatório

166

66

232

Procedimento Preparatório Eleitoral

0

0

0

Procedimento Administrativo

1.229

1.208

2.437

Notícia de Fato - NF ¹

4.715

2.424

7.139

Total

6.334

3.754

10.088

¹ Até 2020, os quantitativos apresentados de Notícias de Fato (NF) no presente relatório incluíam as comunicações de prisão em flagrante recebidas pelo MPDFT em formato físico. A partir de 2021, praticamente todas as comunicações de Auto de Prisão em Flagrante (APF) foram recebidas pelo MPDFT via Processo Judicial Eletrônico. Dessa forma, ao discriminar as Notícias de Fato cadastradas com a respectiva classe de NF sem incluir as comunicações de APF, os valores pertinentes ao período entre 2017 e 2021 são: 10.294 em 2017; 11.907 em 2018; 10.060 em 2019; 8.113 em 2020; 8.547 em 2021 e 7.139 em 2022.

Fonte: Assessoria de Estatística e Consolidação de Informações da Corregedoria-Geral do MPDFT, 2022

 

Estatística sobre violência doméstica

Violência Doméstica - 2022

Estatística

Total

Denúncia Oferecida

4.774

Requerimento de medidas protetivas

147

Requerimento de prisão

193

Fonte: Assessoria de Estatística e Consolidação de Informações da Corregedoria-Geral do MPDFT, 2022.

 

Missão e Visão

Missão

Promover a justiça, a democracia, a cidadania e a dignidade humana, atuando para transformar em realidade os direitos da sociedade do Distrito Federal e dos Territórios”.

Visão

Consolidar-se como referência na proteção dos direitos do cidadão e na promoção da justiça, atuando com eficiência e transparência, a partir da integração com a sociedade”.

Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022.

 

Fundamento legal da Organização

Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993.

Dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União.

Resolução nº 090, de 14 de setembro de 2009.

Dispõe sobre as atribuições e distribuição de processos nas Promotorias de Justiça e dá outras providências.

Resolução nº 64, de 27 de setembro de 2005.

Dispõe sobre as atribuições e distribuição de processos nas Procuradorias de Justiça e outras providências. 

Resolução nº 205, de 25 de setembro de 2015.

Dispõe sobre a implantação da Lei nº 13.024, de 26 de agosto de 2014 (Lei de Ofícios), no âmbito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. 

Regimento Interno do MPDFT

 

Disponível em: https://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/legislacao_normas/regimentointerno.pdf


Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022.

Estrutura Organizacional

 

https://www.mpdft.mp.br/portal/index.php/conhecampdft-menu/organograma-menu/76-procuradoria-geral-de-justica-visao-geral 

 

MPDFT-ORGANOGRAMA_V2.png

 

 Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022

 

Estrutura de Governança 

De acordo com as melhores práticas de governança pública, a estrutura de governança de uma instituição deve fomentar a maturidade das práticas e dos processos de tomada de decisão estratégica, de gestão de riscos e controles internos, de supervisão da gestão, de relacionamento com a sociedade e com outras partes interessadas, além de avaliar como as suas necessidades e expectativas legítimas devem ser consideradas na definição da estratégia e dos objetivos da Organização.

Nesse contexto, a governança no MPDFT busca promover a direção, o monitoramento, a avaliação, a interação entre os colaboradores do Órgão, a definição das lideranças; estabelecendo os responsáveis, promovendo o alcance de resultados efetivos para a Instituição, por meio do alinhamento das ações ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI), a fim de subsidiar a tomada de decisão da Alta Administração. 

 MPDFT-Pag-8-Organograma-Estrutura-de-Governança.png

  

Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022.

 

Modelo de Negócio 

O modelo de processos de negócio utilizado no MPDFT é o BPMN (Business Process Model and Notation) que é uma notação para estabelecer um padrão para representar os processos de trabalho graficamente, por meio de diagramas. Esse padrão possui um conjunto de símbolos e regras que permite modelar diferentes fluxos de processos, com vários níveis de detalhamento, abrangendo insumos, atividades e produtos. Estes conceitos e definições foram descritos e aprovados na Portaria Normativa nº 690, de 31 de julho de 2020 que definiu a metodologia em gestão de processos organizacionais no âmbito do MPDFT.

O valor gerado pelos macroprocessos institucionais e seus destinatários, bem como o diagrama de cadeia de valor, a fim de proporcionar a compreensão abrangente da visão geral organizacional da Instituição encontra-se na Cadeia de Valor do MPDFT. 

MPDFT-Pag-9-Modelo-de-Negocios.png

 

Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022

 

Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor do MPDFT foi a base para a construção do novo Planejamento Estratégico Institucional 2022-2026 (PEI 2022-2026). É um importante instrumento estratégico de gestão que possibilita uma compreensão global do funcionamento do Órgão e de como as atividades desenvolvidas geram valor para a Instituição e para a sociedade.

Os processos organizacionais que compõem cada macroprocesso e os valores gerados estão elencados no diagrama da Cadeia de Valor e seu detalhamento pode ser acessado no link:

 

https://www.mpdft.mp.br/portal/images/planejamento_estrategico/cadeia_de_valor_nova.pdf

 

 

MPDFT-FIGURA 04 - CADEIRA DE VALOR.jpg

Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022.

 

Ambiente Externo

Em relação ao ambiente externo, ao longo dos anos, o MPDFT tem estabelecido parcerias com outros órgãos e entidades internacionais e nacionais, além da atuação conjunta com a sociedade civil.

 

Parcerias internacionais

Em 2022, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) e o Núcleo de Cooperação Internacional, em parceria com a Embaixada da França e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), promoveram o seminário “Direito Ambiental e Saúde Pública”, com o objetivo de debater a participação de múltiplos atores e de modo transdisciplinar, temas do Direito Ambiental e do Direito à Saúde.

Esse evento pretendeu proporcionar a partilha de conhecimento e experiências úteis à reflexão e inspiração para uma eventual política pública integrada de ambiente e saúde, como as que já existem na França, e teve, como público-alvo autoridades do Judiciário brasileiro e estrangeiro, membros dos Ministérios Públicos nacional e internacional, agentes diplomáticos, além de representantes de diversas instituições comprometidas com os temas abordados, docentes e acadêmicos.

Dentro dos objetivos estratégicos, esse seminário está vinculado ao de “Fomentar a atuação cível integrada para indução de políticas públicas” e à Iniciativa Estratégica “Estimular a troca de experiências e divulgação das boas práticas de atuação integrada”.

 

Acordos de cooperação/contratos de gestão nacionais

Os contratos de gestão e parcerias firmados com entidades e outros órgãos culminaram na celebração dos Acordos de Cooperação Técnica e de Termos de Execução Descentralizada (TED), e podem ser acessados pelo link:

https://www.mpdft.mp.br/transparencia/index.php?item=convenios&resp=CONVENIOS

 

Ressalta-se, que as parcerias efetivadas estão ligadas aos seguintes objetivos estratégicos:

  • Fomentar a atuação cível integrada para indução de políticas públicas;

  • Fortalecer a proteção integrada e articulada dos direitos difusos, coletivos e individuais indisponíveis;

  • Fortalecer a atuação criminal com base em prioridades institucionais alinhadas às demandas da sociedade e às políticas criminais nos âmbitos distrital e nacional;

  • Implementar política de gestão documental integrada;

  • Fortalecer as atividades de segurança e inteligência;

  • Otimizar as estruturas física e organizacional;

  • Aprimorar a atuação finalística para efetiva implementação dos procedimentos dos Acordos de Não Persecução Cível e Penal;

  • Viabilizar a implantação de soluções tecnológicas;

  • Promover a governança de dados;

  • Aperfeiçoar o apoio técnico especializado para uma atuação resolutiva eficiente, segura e empática;

  • Promover atuação sustentável;

  • Aprimorar a atuação cível de forma transversal, consensual e humanizada;

  • Promover bem-estar, saúde e qualidade de vida;

  • Fomentar a governança institucional;

  • Fortalecer a política institucional de incentivo à autocomposição.

 

 Principais canais de comunicação com a sociedade

 

a) Internet 

O portal do MPDFT é uma fonte estratégica de informação ao cidadão e divulgação, não apenas das atribuições institucionais, como também dos resultados alcançados. Nesse sentido, considerando as principais notícias veiculadas no portal, foi efetuada a classificação dessas publicações, de acordo com o impacto gerado para a sociedade e a sua vinculação às perspectivas dos objetivos estratégicos estabelecidos no PEI-2022-2026, priorizados no Plano Geral de Ação 2022.

De acordo com as notícias indexadas aos objetivos estratégicos, observa-se que do total de 451 notícias, 340 notícias veiculadas junto à sociedade do Distrito Federal se referem aos objetivos estratégicos relacionados com a perspectiva “Resultados para a Sociedade”, ou seja, 75,4% (setenta e cinco vírgula quatro por cento).

MPDFT-FIGURA 05 - NOTÍCIAS POR PERSPECTIVA.jpg

Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022.

 

Considerando as 340 notícias relacionadas com a perspectiva Resultados para a sociedade, o objetivo estratégico com a maior atuação foi o “Fortalecer a proteção integrada e articulada dos direitos difusos coletivos e individuais indisponíveis” com 35,9% (trinta e cinco vírgula nove por cento) das notícias veiculadas no portal do MPDFT, no ano de 2022. Em seguida, o objetivo estratégico “Fomentar o controle pela sociedade para o aprimoramento da fiscalização dos recursos públicos e na implementação de políticas públicas” com 19,7% (dezenove vírgula sete por cento) e, em terceiro o objetivo estratégico “Fortalecer a atuação criminal com base em priorizações institucionais alinhadas às demandas da sociedade e às políticas criminais nos âmbitos distrital e nacional”, com 15% (quinze por cento). 

MPDFT-FIGURA 06 -NOTÍCIAS POR OBJETIVO ESTRATÉGICO.jpg

Fonte: Secretaria de Planejamento, 2022 

 

Foram publicadas 495 matérias, com destaque para temas como saúde, tribunal do júri, projetos e ações da administração superior, defesa do patrimônio público e dos direitos do cidadão e, ainda, assuntos relacionados ao enfrentamento da Covid-19 no Distrito Federal, especialmente, o acompanhamento da vacinação. Também se destaca a cobertura realizada das Eleições 2022, com matérias no site antes e depois do 1º e 2º turno, que trouxeram informações úteis para a população e o balanço do acompanhamento.

 

b) Youtube, Instagram, Facebook e Twitter 

O perfil nessas redes sociais soma mais de 50 mil seguidores. Nos últimos quatro anos, houve a evolução dos canais, com um aumento da ordem de seis vezes no número de seguidores no Youtube, assim como quintuplicou o número de seguidores no Instagram e o aumento de 40% (quarenta por cento) nos do Twitter. Só em 2022, houve o aumento de cerca de 23,7% (vinte e três vírgula sete por cento) no Youtube, 11% (onze por cento) no Instagram, e 6% (seis por cento) no Twitter.

Entre as campanhas e projetos veiculados nas redes sociais, destacam-se:

- “Feminicídio Não Passa Impune”, que marcou os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Foram divulgados posts nas redes sociais com o desfecho de 21 casos de feminicídio em todo o DF, mostrando a celeridade do sistema de justiça e as altas condenações dos réus. Estima-se que a campanha tenha alcançado mais de 13.000 contas no Instagram.

- “O Patrimônio Público é Nosso: Bora Participar da Cidade”, ação realizada em parceria com estudantes do curso de Direito da Universidade de Brasília, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a participação ativa na fiscalização dos recursos públicos. Os vídeos veiculados ao projeto chegaram a ter 25.739 visualizações no Instagram e no Youtube.

Nos últimos dois anos, foram produzidos 267 vídeos institucionais, nas mais diversas áreas de atuação, uma média de 11 vídeos por mês, o que representa um aumento de 20% em relação ao biênio passado.

Houve, também, a promoção da divulgação do trabalho institucional, por meio do atendimento à Imprensa. Ao longo de 2022, foram realizados 1.098 atendimentos desse tipo e contabilizadas 6.852 inserções na mídia (rádio, TV, impresso e sites) de notícias do Órgão.

Foram, também, desenvolvidos trabalhos gráficos, em apoio a projetos e eventos institucionais, tais como campanhas, peças de divulgação para eventos, diagramação de publicações, criação de identidade visual e logomarca.

Foi realizada a publicação do “Guia prático de acessibilidade para comunicação” voltado para profissionais que atuam na produção de conteúdos, especialmente em formato digital, com o objetivo de divulgar boas práticas para a criação de produtos de comunicação, acessíveis a pessoas com deficiência.

Entre os desafios para o próximo ano, estão a ampliação da abrangência dos canais internos e externos, assim como o fortalecimento do contato com o cidadão por meio das redes sociais.

 

c) Ouvidoria 

A Ouvidoria do MPDFT recebe, examina e encaminha as manifestações, que englobam reclamações, críticas, apreciações, comentários, elogios, sugestões, além dos Pedidos de Informações oriundos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). 

 

- Canais de comunicação para o recebimento de manifestações 

Canal de Comunicação

Descrição/Endereço Eletrônico

Atendimento Pessoal

Efetuado, em dias úteis, das 12h às 18h, no Edifício-Sede do MPDFT – Sala 138, além do Serviço de Triagem vinculado administrativamente a cada Coordenadoria Administrativa das cidades satélites e funcionalmente à Ouvidoria).

Atendimento Telefônico

Efetuado, em dias úteis, das 12h às 18h, pelo contato 3343-6500.

Formulário Eletrônico

Encaminhadas via site institucional do MPDFT (http://www.mpdft.mp.br/formulário)

Postal

Remetidas ao Edifício-Sede do MPDFT– Sala 138.

Urnas

Presentes nas Coordenadorias Administrativas das cidades satélites e eventos do quais a Ouvidoria participa.

Correio Eletrônico

Enviadas ao e-mail: ouvidoria@mpdft.mp.br.

Fonte: Ouvidoria, 2022.

 

- Canais de comunicação para o recebimento de Pedidos de Informação

Canal de Comunicação

Descrição/Endereço Eletrônico

Atendimento Pessoal

Efetuado, em dias úteis, das 12h às 18h, no Edifício-Sede do MPDFT – Sala 138.

Formulário Eletrônico

Encaminhado via site institucional do MPDFT (http://www.mpdft.mp.br/formulariosic)

Correio Eletrônico

Enviado ao e-mail: sic @mpdft.mp.br.

Fonte: Ouvidoria, 2022.

 

Segundo a própria Lei de Acesso à Informação - LAI, prevalece a liberdade no meio de registro, in verbis, conforme a LAI, Art. 10:

Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. (Grifo nosso)

Em 2022, a Ouvidoria do MPDFT realizou 12.583 atendimentos, o que representa uma média de 56,03 (cinquenta e seis vírgula zero três) ocorrências por dia útil.

  

Comparativo dos resultados dos serviços da Ouvidoria –2021-2022

CLASSES DE MANIFESTAÇÕES

Classe

2021

2022

Manifestações originárias

7.722

8.948

Manifestações derivadas

1.451

1.789

Atendimento da Central

2.158

1.777

Pedidos de Informação-SIC

178

69

Total

11.509

12.583

Fonte: Relatório estatístico 2022; Secretaria de Tecnologia da Informação, 2022.

 

MPDFT-Comparativo-dos-resultados-dos-serviços-da-Ouvidoria_2021-2022.png 

 

As manifestações originárias são aquelas recebidas pelos canais de comunicação disponíveis citados; e as manifestações derivadas são respostas àquelas manifestações oriundas de outros Ministérios Públicos, Ouvidorias e instituições externas e de unidades deste Ministério Público.

Os Atendimentos da Central de Controle e Informações para Atendimento ao Cidadão são aqueles contabilizados pelas unidades descentralizadas do MPDFT (Coordenadorias das Cidades Satélites e outras).

Os Pedidos de Informação são aqueles destinados ao Serviço de Informações ao Cidadão – SIC/MPDFT, unidade localizada na Ouvidoria deste Ministério Público.

   

Tipos de manifestações originárias recebidas

Denúncias

4.285

Solicitação de Providências/informações

3.012

Reclamações

1.402

Elogios

148

Críticas

64

Sugestões

37

Total:

8.948

Fonte: Ouvidoria/2022.

MPDFT-Tipos-de-manifestações-originárias-recebidas.png 

 

Principais assuntos demandados

Eleitoral

1.718

Concurso público

795

Consultas e dúvidas jurídicas

680

Fonte: Ouvidoria/2022.

MPDFT-pag-16c_Principais-assuntos-demandados.png

 

Essas e outras informações, inclusive dados estatísticos, sobre os canais de atendimentos são divulgados por meio de relatórios mensais disponibilizados no sítio institucional da Ouvidoria: http://www.mpdft.mp.br/ouvidoria