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Riscos, Oportunidades e Perspectivas

Quanto à Política de Gestão de Riscos, após a execução de projetos-piloto, houve a necessidade de revisão da metodologia proposta, com o objetivo de readequar o alcance da gestão de riscos, de forma a abranger os riscos da atuação finalística, de governança e da gestão administrativa do MPDFT.

Como Plano de Ação, foi proposta a criação de uma Secretaria-Executiva de Gestão de Riscos de forma colegiada, composta por representantes das áreas de atuação finalística, governança e gestão administrativa a ser integrada por: Assessor de Política Institucional; Vice-Procurador-Geral de Justiça Institucional; Secretária-Geral; e Assessora Especial de Planejamento.

Os níveis de Gestão de Riscos serão tratados de forma colegiada, a saber:

I – Gestão de risco de atuação finalística: com representantes da Procuradoria e Promotoria de Justiça;

II – Gestão de risco de Governança: com representantes da Assessoria de Políticas Institucionais, Vice-Procuradoria-Geral de Justiça Institucional e Secretaria de Planejamento;

III- Gestão de risco de Gestão Administrativa e controle interno: de forma colegiada pela Secretária-Geral e representantes de suas secretarias e assessorias de competências exclusivas.

 

Desafios:

- Criação e formalização de uma instância de governança para implantação da gestão de riscos, que seja integrada aos processos de gestão, desde o planejamento estratégico até os projetos e os processos de todas as áreas;

- Definir o apetite ao risco da instituição, considerando as áreas meio e finalística;

- Gerenciar riscos estratégicos, a partir dos objetivos estabelecidos pelo órgão.

Ações futuras

Será criada uma unidade de controle interno da gestão, que terá atuação com base nos riscos operacionais que forem levantados nas unidades administrativas do MPDFT.