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Visão Organizacional e Ambiente Externo

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) é uma instituição de direito público de natureza autônoma, vinculada ao procurador-geral da República, com sede e foro em Brasília, Distrito Federal. Foi criada pela Lei nº 9.628, de 14 de abril de 1998, com os seguintes objetivos – conforme o art. 3º:

I - iniciar novos integrantes do Ministério Público da União no desempenho de suas funções institucionais;

II - aperfeiçoar e atualizar a capacitação técnico-profissional dos membros e servidores do Ministério Público da União;

III - desenvolver projetos e programas de pesquisa na área jurídica;

IV - zelar pelo reconhecimento e a valorização do Ministério Público como instituição essencial à função jurisdicional do Estado.

 

A missão, a visão, os valores institucionais e as estratégias da ESMPU para um período de cinco anos são consignados no documento Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cuja edição atual abrange o período compreendido entre 2020 e 2024.

 

 

Estrutura organizacional

A estrutura organizacional da ESMPU teve significativa alteração com a publicação do novo Regimento Interno, aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020. Dessa maneira, o organograma da Escola passou a contar, a partir de junho de 2020, com quatro secretarias e três instâncias de assessoramento à Diretoria-Geral, sendo o Conselho Administrativo (Conad) o órgão máximo de caráter decisório.

 

ESMPU-Organograma_ESMPU_(1).png

 

O Conselho Administrativo (Conad) atua na deliberação das decisões estratégicas da Escola no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão administrativa. Entre as suas competências estão a aprovação do Plano de Atividades da ESMPU e do orçamento correspondente. 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação e condução dos processos de avaliação internos da ESMPU, bem como da sistematização e da prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em atendimento à Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual determina que toda regulação se faça de modo articulado e com a representatividade de todos os grupos envolvidos. 

Além da Diretoria-Geral, do Conad e da CPA, as Coordenações de Ensino (CEs) compõem a estrutura de governança da ESMPU. Essas coordenações representam as vozes dos ramos do MPU dentro da Escola e são responsáveis pela elaboração, pela execução e pela supervisão do Plano de Atividades da ESMPU. Seus titulares e suplentes são indicados pelo procurador-geral do respectivo ramo e nomeados pelo procurador-geral da República. 

O Organograma da ESMPU, com as respectivas estruturas organizacional e de governança, pode ser visualizado de forma detalhada em http://escola.mpu.mp.br/estatico/organograma-2020.html.

 

Modelo de negócio 

A ESMPU é uma instituição de ensino superior, credenciada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria MEC nº 662, de 22 de maio de 2017, para a oferta de cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Além disso, classifica-se como escola de governo, uma vez que visa “reconhecer socialmente e valorizar o Ministério Público como instituição essencial à função jurisdicional do Estado”. Ademais, trata-se, ainda, de uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), nos termos da Lei nº 10.973/2004, conforme Estatuto publicado pela Portaria ESMPU nº 9, de 27 de janeiro de 2020. 

Nesse sentido, o modelo de negócio da ESMPU é voltado ao desenvolvimento do tripé acadêmico que abarca as dimensões conhecidas como ensino, pesquisa e extensão, além de englobar a perspectiva de inovação – dado que se trata de uma ICT.

  

Cadeia de Valor

A operacionalização desse modelo é feita por meio de 25 macroprocessos, classificados em finalísticos, gerenciais e de suporte, conforme representação da Cadeia de Valor a seguir.

  

ESMPU_CADEIA_VALOR_2022.png

 

Em 2020, essa ferramenta de gestão foi elaborada com a participação de todas as áreas da Escola, e em 2021 passou por duas atualizações, uma vez que os processos do órgão ainda estão em fase de maturação – em razão da reestruturação ocorrida em 2020. 

Vale lembrar que a Cadeia de Valor representa um conjunto de atividades criadas para gerar valor aos diferentes públicos: discentes, docentes, pesquisadores, servidores, entre outros. Nesse sentido, o quadro a seguir correlaciona os macroprocessos da Cadeia de Valor, as áreas atuantes e o valor gerado por cada um desses itens.

  

Correlação entre os macroprocessos da cadeia de valor, as áreas atuantes e o valor gerado  

Tipo

Item da Cadeia de Valor

Áreas atuantes

Valor gerado

Finalísticos

Fortalecer a agenda com os ramos do MPU

Conad, Dirge, CEs

Fortalecimento institucional do MPU

Articular parcerias nacionais e internacionais

Dirge, Secin

Promover experiências de aprendizagem

Coeduc, LIA, Didec

Aperfeiçoamento e aprimoramento do MPU

Produzir estudos e pesquisas científicas aplicadas

Coeduc, LIA, Didec

Desenvolver e certificar competências

Coeduc, LIA, Didec

Publicar e disseminar conhecimentos

Coeduc, Didec, Divep

Disseminar a cultura da inovação e transformação digital

LIA, Didec

Inovação no MPU

Prospectar e fomentar ações de inovação

LIA, Didec, Coeduc

De suporte

Gerir docentes e pesquisadores

Coeduc, Didec

Melhoria no controle do banco de docentes e de pesquisadores

Realizar seleção para participantes das atividades acadêmicas

Coeduc, Didec

Melhoria no controle de seleção de discentes para as atividades

Produzir conteúdos educacionais

Coeduc, Copav, Divep e Didec

Melhoria da qualidade e redução do tempo de produção de conteúdos educacionais

Prestar suporte ao corpo acadêmico

Coeduc, Copav, Divep e Didec

Aumento na interação e satisfação dos públicos com os serviços acadêmicos ofertados

Avaliar cursos, eventos, discentes, docentes e pesquisadores

CPA, Coeduc, Didec

Melhoria da qualidade na realização das atividades acadêmicas e no desenvolvimento de pesquisa

Prestar apoio logístico e de infraestrutura para as atividades acadêmicas

Coeduc, Didec, Copav, Disup, Cevi, Disam, Dicom

Prestar suporte bibliográfico

Digi

Fornecimento do suporte bibliográfico necessário para as atividades acadêmicas e de desenvolvimento de pesquisas científicas aplicadas

Gerenciais

Gestão de Tecnologia da Informação

STI, Comitê Consultivo de TI

Melhoria da governança e da gestão dos ativos de TIC

Gestão Acadêmica

Conad, CEs, Dirge, Secin

Realização de atividades acadêmicas cada vez mais alinhadas às necessidades do MPU

Gestão Estratégica

Conad, Dirge, Secin, Assein, Asplan, Asdin

Cumprimento da missão institucional e aumento no controle das mudanças necessárias para o período (visão)

Gestão de Dados, Informação e Conhecimento

Digi, Dint, Diti, Disam

Melhoria do controle, da qualidade e da segurança dos dados e informações institucionais

Gestão da Conformidade Institucional

Assejur, GAB-Dirge, Secin, Secom, SA, STI

Potencialização da adoção de boas práticas de governança, gestão e compliance

Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil

Asspo, Diof, Cevi, Assag, Dicor e Didec 

Melhoria da eficácia e da eficiência no uso do orçamento público

Gestão de Contratos, Serviços e Patrimônio

CLCE, Dicom, Disam, Dienge

Melhoria da eficácia, da eficiência e da qualidade dos serviços administrativos prestados

Gestão de Pessoas

DGP

Melhoria do controle dos recursos humanos

Gestão da Comunicação

Secom

Melhoria do controle e da qualidade da comunicação institucional interna e externa

Assessoria Jurídica

Assejur

Maior segurança jurídica aos atos administrativos

 

 Carta de Serviços

A Carta de Serviços é um documento digital que consolida, de forma clara, concisa e acessível, os serviços ofertados pela ESMPU a seus usuários – em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Apresenta 29 serviços em formato navegável, com a respectiva descrição, informações de contato, formas de atendimento – presencial e a distância – e canais de comunicação da ESMPU, bem como os compromissos e padrões de qualidade de atendimento.

Espera-se que a Carta confira mais transparência e publicidade às ações da Escola e promova um atendimento mais eficiente a seus públicos e, em sentido mais amplo, à sociedade.

Acesse a Carta de Serviços em http://escola.mpu.mp.br/a-escola/institucional/carta-de-servicos-1.

  

Acordos de cooperação

Em busca do alcance dos resultados estratégicos, a ESMPU celebrou novos acordos de cooperação e realizou atividades acadêmicas em parceria relacionadas ao ensino e à extensão. A cooperação entre instituições com objetivos relacionados permitiu o intercâmbio de informações, assim como expertise, experiências e práticas bem-sucedidas.

 

Novos acordos de cooperação celebrados em 2022 

Parceiro

Objeto

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Realização do Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Promotores de Justiça Adjuntos.

Universidade do Minho (UMinho)

Estabelecimento de cooperação acadêmica, científica e cultural entre as partes, em todos os campos de comum interesse.

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat)

Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas ao ensino, à pesquisa e extensão, à comunicação e à produção científica de interesse mútuo das partes.

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Iniciativas que promovam o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, traçando políticas e planos de atuação na área de inovação, unidade e desenvolvimento do CNMP e do Ministério Público brasileiro.

Instituto Brasileiro de Segurança Jurídica (Ibsejur)

Realização de atividades acadêmicas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão e, ainda, à comunicação e produção científica de interesse mútuo das partes.

 

Ministério Público Militar (MPM)

Realização de Curso de Ingresso e Vitaliciamento de Promotores de Justiça Militar.

 

Atividades decorrentes dos acordos de cooperação em 2022  

Parceiro

Atividades decorrentes

Conselho Nacional do Ministério Público

Seminário híbrido “Discurso de ódio e seu enfrentamento”;

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas;

Seminário híbrido “CNMP Talks: combate ao discurso de ódio”;

Cerimônia de Entrega do Prêmio CNMP;

Curso de Aperfeiçoamento a distância “Convenções Partidárias e Registros de Candidaturas” (e Ministérios Públicos estaduais);

Curso de aperfeiçoamento a distância “Desafios para as Eleições 2022” (e Ministérios Públicos estaduais).

Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal

Curso de aperfeiçoamento a distância “A Nova Lei de Licitações e Contratos”;

Cursos livres:

Nova Lei de Licitações e Contratos: a montagem dos instrumentos da fase preparatória”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: contratação direta”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: execução de contratos e governança na fiscalização”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: governança, planejamento da contratação e gestão de riscos”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: interpretação, regulamentação e aplicação da nova Lei de Licitações”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: linhas gerais do procedimento de licitação e seus modos de disputa”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: modalidades de licitação – concorrência; concurso; pregão invertido e diálogo competitivo”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: objeto da contratação – compras, obras, serviços, locação e alienação”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: os critérios de habilitação e seus procedimentos”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: panorama da nova Lei de Licitações”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: procedimentos auxiliares – credenciamento e pré-qualificação”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: regime de execução dos contratos; contratação integrada e semi-integrada”.

Ministério Público do Trabalho

XIV Curso de Ingresso e Vitaliciamento;

XV Curso de Ingresso e Vitaliciamento – 1ª parte – módulo I;

III Simpósio Nacional e II Internacional Povos Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as de Matriz Africana e Afro-indígena: decolonialidade e dívidas históricas do Estado brasileiro no marco dos 200 anos da Independência.

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Curso de Ingresso e Vitaliciamento (32º Concurso);

Curso de aperfeiçoamento a distância “A atuação do Ministério Público perante a violência doméstica e familiar contra a mulher – Módulo I: atuação preventiva”;

Curso de aperfeiçoamento a distância “A atuação do Ministério Público perante a violência doméstica e familiar contra a mulher – Módulo II: atuação criminal”.

Instituto Brasileiro de Segurança Jurídica (Ibsejur)

Congresso de Segurança Jurídica (híbrido)

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)

Curso de aperfeiçoamento presencial “Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano” (parceria também com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco e com o The Siracusa International Institute for Criminal Justice and Human Rights – SII)

Universidade do Minho (UMinho)

Seminário Internacional Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada (etapa presencial com participação a distância);

Seminário Internacional Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga: 2ª etapa – Braga.

 

Quadro – Outras parcerias

Parceiro

Atividades decorrentes

Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

Seminário híbrido “A cooperação na investigação e no combate aos cartéis”

Associação de Magistrados Brasileiros (AMB)

Seminário presencial “Realidade afegã, vivência das juízas mulçumanas e legislação e funcionamento do judiciário do Afeganistão até a retomada do poder pelo Talebã”

 

 Canais de comunicação com a sociedade e as partes interessadas

O Portal da ESMPU (http://www.escola.mpu.mp.br) é o principal canal de comunicação entre a Escola e seu corpo acadêmico (integrantes do MPU e sociedade). Com o objetivo de dar publicidade e transparência às atividades de ensino, pesquisa e extensão e às ações de gestão da ESMPU, o Portal oportuniza a qualquer cidadão amplo acesso ao rol de atividades acadêmicas oferecidas e seu sistema de inscrições; aos conteúdos públicos acadêmicos produzidos pela instituição; às publicações, notícias, legislação e atos normativos; além de ser o meio de acesso ao Portal da Transparência. 

Gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), o Portal alcançou 1.632.561 visualizações no ano de 2022, aumento de 12% quando comparado ao ano anterior. No período foram publicadas 323 notícias, com mais de 9 mil visualizações. 

A Carta de Serviços ao Usuário da ESMPU, disponível também no Portal (http://escola.mpu.mp.br/a-escola/institucional/carta-de-servicos-1/carta-de-servicos-esmpu_final.pdf), traz a descrição dos serviços oferecidos pela instituição, as formas e os requisitos para acesso, bem como os compromissos e os padrões de qualidade de atendimento. Trata-se de uma orientação ao público sobre como, quando, onde e em que situação utilizar os serviços disponibilizados. Adicionalmente, são indicadas as principais fontes de informação e os canais de atendimento ao público, com as áreas técnicas e com a Ouvidoria da Escola. 

No Portal da Transparência da ESMPU, acessível em https://escola.mpu.mp.br/transparencia/portal-da-transparencia, estão consolidadas informações e prestações de contas acerca dos gastos públicos da Escola, de forma a permitir o aperfeiçoamento da fiscalização e do controle social e aproximar a sociedade da instituição. Ainda, na área da “Transparência”, localizada no menu superior do Portal, é possível acessar a Ouvidoria da Escola (https://escola.mpu.mp.br/transparencia/sic) e informações relativas a licitações, compras e contratos, concursos, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Para obter maior alcance, a Secom realiza também uma comunicação direcionada a seu público-alvo prioritário: membros e servidores do MPU. Pelo e-mail institucional, são encaminhados boletins informativos periódicos, edições do “ESMPU Informa” e malas diretas a mailings específicos a partir da atividade acadêmica promovida. Esse canal é um dos principais meios pelos quais o público se mantém informado, conforme demonstra pesquisa respondida pelos discentes no ato de inscrição (v.Efetividade dos canais de comunicação”). 

 

Redes sociais 

Pela capilaridade e facilidade de disseminação de conteúdo para a sociedade, a ESMPU também está presente nas redes sociais. Possui perfil no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube, e conta atualmente com o total de 41.660 seguidores nessas plataformas. As 592 publicações realizadas no Instagram e no Facebook, em 2022, alcançaram 111.623 pessoas. 

Por meio do canal oficial no YouTube, a TV ESMPU realizou transmissão ao vivo, via streaming, de 26 webinários. Os vídeos dessas transmissões e outros conteúdos audiovisuais educacionais, como videoaulas, seminários e entrevistas, estão disponíveis em https://www.youtube.com/user/escolampu. Todo o conteúdo pode ser acessado, a qualquer tempo, por qualquer pessoa. Com 1.463 vídeos disponíveis até hoje, o canal teve 80 mil visualizações em 2022. 

 

Efetividade dos canais de comunicação 

Pesquisa realizada no sistema de inscrições, respondida por mais de 5 mil pessoas, retrata os canais de comunicação mais visualizados, em 2022, pelos interessados que se cadastraram nas atividades acadêmicas ofertadas pela ESMPU: 

  • 60% dos respondentes informaram que obtiveram conhecimento sobre as atividades acadêmicas pelos e-mails enviados pela Secom e pelo boletim semanal “ESMPU Informa”, direcionados a todos os membros e servidores do MPU;

  • 23% do total soube das atividades por meio do Portal da ESMPU na internet;

  • 12% tiveram conhecimento das atividades por indicação de colegas ou por outros meios de comunicação não identificados;

  • 4% obtiveram conhecimento por meio dos perfis oficiais da ESMPU nas redes sociais; e

  • 2% do total soube pelos sites dos órgãos de origem, a partir dos pedidos de apoio que a Secom solicita aos ramos e unidades do Ministério Público.


Ouvidoria da ESMPU 

A Ouvidoria da Escola Superior do Ministério Público da União foi criada pela Portaria nº 1.001, de 23 de março de 2017, com a finalidade de contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pela ESMPU, bem como de facilitar o acesso às informações aos cidadãos, proporcionando maior transparência às ações da instituição. A Portaria nº 105, de 7 de julho de 2020, aprovou e instituiu o Regulamento da Ouvidoria da Escola Superior. 

Em 2022, tramitaram na Ouvidoria o total de 105 procedimentos, divididos nas seguintes classes: a) Administração – Contratação de serviços – Serviços públicos; b) Assuntos transitórios – Comunicados e informes; c) Críticas; d) Elogios; e) Gestão institucional – Relatórios gerenciais; f) Pedidos de informação; g) Pedidos de providência; h) Reclamações; i) Sugestões. 

Todos os processos recebidos pela Ouvidoria foram encaminhados e respondidos pelas áreas responsáveis por prestar as devidas informações. Convém dizer, ainda, que os processos foram recebidos por intermédio de formulário eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que pode ser encontrado no sítio da ESMPU. 

O quadro a seguir apresenta os processos recebidos nesse período, classificados por tipo.

 

Quadro – Processos com tramitação pela Ouvidoria em 2022

TIPOS DE PROCESSO

QUANTIDADE

Administração – Contratação de serviços

1

Assuntos transitórios – Comunicados e informes

1

Críticas

2

Elogios

1

Gestão institucional – Relatórios gerenciais

1

Pedidos de informação

26

Pedidos de providência

49

Reclamações

22

Sugestões

2

TOTAL

105

 

Considerando os dados coletados, e tendo como referência relatório elaborado no período de abril de 2020 a dezembro de 2021 (Processo nº 0.01.000.1.000060/2022-60; ID SEI nº 0317235), verifica-se que houve acréscimo do número de procedimentos autuados perante a Ouvidoria da ESMPU, passando de 88 para 105 feitos no ano de 2022. 

Com o intuito de conferir maior correspondência entre os expedientes protocolados e a estatística produzida no período de avaliação, adotou-se como prática, quando verificada hipótese de manifesta dissonância entre a natureza do pleito formulado e as classes disponibilizadas no SEI, reautuar o procedimento para adequação, expediente que fica registrado no referido sistema. 

Por sua vez, ocorrendo dubiedade quanto à compreensão do requerimento formulado, buscou-se priorizar a realização de contato com o(a) peticionante a fim de colher informações adicionais aptas a viabilizar o encaminhamento do processo. 

Observou-se, contudo, que ampla maioria das demandas recebidas consolidou matérias estranhas à atribuição do setor, fator esse que, não obstante o esforço de reautuação para a classe processual adequada, acarreta prejuízo à estatística. Isso porque, nos arquivamentos liminares por incompetência, as solicitações não podem receber nenhum encaminhamento. 

Nesse aspecto, a atual gestão entendeu pertinente formular padrões de respostas mais completas que explicam ao cidadão nossa competência, restrita às questões da ESMPU. 

Para 2023, o órgão pretende incluir no sistema uma explicação sobre nossas atribuições como etapa prévia à apresentação de demandas. 

Ao instruir o cidadão, minimiza-se eventual apresentação de solicitações fadadas ao arquivamento liminar, priorizando o direito de informar e o princípio da economia processual. Assim, para além de reduzir demandas alheias à competência do órgão, será viabilizada maior confiabilidade e exatidão no tratamento de dados estatísticos. 

Esse projeto será desenvolvido em articulação com as Secretarias de Comunicação Social e de Tecnologia da Informação da ESMPU. 

Por fim, oportuno ressaltar que, sendo a Escola Superior do MPU sujeita à disciplina nacional de ensino e à normativa do Ministério Público, a nomeação de membro do MPU para a função de ouvidor é louvável inciativa do diretor-geral que revela a importância da função estratégica da Ouvidoria. 

Durante o período analisado, entende-se que a Ouvidoria cumpriu com as suas competências e contribuiu de maneira eficiente na resolução das demandas.