Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / 2021 / ESMPU / Mensagem do Diretor-Geral da ESMPU

Mensagem do Diretor-Geral da ESMPU

 

Alcides Martins

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em 2021, atuou fortemente para se “solidificar enquanto instituição acadêmica e científica, numa visão sistêmica e evolucionária”, e o relatório que se segue haverá de evidenciar os esforços de toda a equipe da ESMPU, que iniciou o ano de 2021 sob a meritória gestão do colega do Ministério Público Federal, o subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco, como diretor-geral, sendo seguido brevemente pelo também operoso confrade do MPF, o subprocurador-geral da República Eitel Santiago de Brito Pereira, e, finalmente, a partir de 27 de setembro, por este signatário, em consequência da indicação honrosa do Exmo. procurador-geral da República professor doutor Antônio Augusto Brandão de Aras.

À Escola se aplica a afirmação do poeta Fernando Pessoa, que diz: “Quando Deus quer, o homem sonha e a obra nasce [...]. Em 29 de outubro de 2021, após cumprir a sua missão, partiu para o Oriente Eterno o seu fundador, o professor doutor, ex-procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, vítima de covid-19. 

Sob o prisma administrativo, em 2021 – segundo ano da pandemia da covid-19 no país –, os gestores públicos foram ainda mais desafiados a se reinventarem e a absorverem inúmeras e impactantes transformações, ante as incertezas e imprecisões que se apresentavam.

Na ESMPU, não foi diferente. Os colaboradores, com dedicação e competência, adaptaram-se rapidamente a uma realidade mediada pela tecnologia, o que possibilitou que as atividades mantivessem níveis de qualidade similares ou mesmo superiores aos que havia anteriormente. Em 2021, a Escola entregou 213 atividades acadêmicas, o que se traduziu em 6.652 horas de capacitação e 9.638 pessoas capacitadas.

Após a ambientação dos diversos atores com as novas tecnologias digitais, houve, em 2021, uma expansão substancial na oferta de atividades acadêmicas na modalidade a distância, com maior alcance das pessoas.

A Escola também instituiu o Portal “Conteúdos Educacionais”, franqueando ao usuário acesso livre e simplificado. O novo serviço permite que membros, servidores e público externo encontrem conteúdos específicos, mediante as mais diversas técnicas de aprendizagem, possibilitando, assim, a universalização do conhecimento, com a expansão do alcance das nossas atividades.

Após a significativa reestruturação ocorrida em 2020, concluída e materializada com a publicação dos atuais Estatuto e Regimento Interno, a Escola buscou, em 2021, positivar os seus processos internos, com o intuito de oferecer uma melhor experiência aos seus usuários.

Iniciado ao final de 2020, o Programa Estratégico de Transformação Digital foi concebido com o objetivo de remodelar nossa organização com foco no futuro, por meio da transformação e do fomento à cultura digital, potencializando ao máximo as oportunidades trazidas pela tecnologia, combinando-a com a perspectiva de aumentar a qualidade da experiência do usuário, de modo que a organização esteja cada vez mais focada em corresponder à sua missão institucional na contemporaneidade. Esse programa terminou o ano de 2021 com 61% da execução das ações planejadas.

Nesse contexto, torna-se indispensável valorizar o planejamento sistêmico e conjugar esforços orientados à geração de resultados reais para a sociedade. No segundo ano de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020–2024, a Escola segue firme no propósito de facilitar o contínuo aperfeiçoamento dos membros e servidores do Ministério Público da União para uma atuação profissional eficaz, com vistas ao cumprimento de suas funções institucionais.

O relatório que ora apresento, preparado pela equipe técnica da ESMPU, teve o cuidado de abordar, nas suas minúcias, as questões atinentes às competências regimentais de cada uma das Secretarias da Escola, evidenciando os principais feitos. Além dos referidos, destaco os normativos de segurança institucional na área de TI; a governança e gestão de TI; a finalização do estúdio da TV ESMPU; as inovações promovidas na página da Escola na internet; as melhorias nas áreas de informática e telefonia; a criação da Biblioteca Digital; a aquisição de livros, revistas e plataformas editoriais; o incremento nas publicações, nas pesquisas científicas e na nova Revista Científica; a revisão da tabela de pagamento de professores; entre tantas outras iniciativas desenvolvidas na Escola Superior do Ministério Público da União.

Com os melhores cumprimentos a todos, desejo-lhes uma boa leitura!

Alcides Martins